ATUALIDADES

5 palestras para compreender problemas contemporâneos

Allan Nascimento
Allan Nascimento
Publicado em 05/09/2017 às 18:28
TED Talks
TED Talks

Você já ouviu falar nos TED Talks? São conferências realizadas em várias partes do planeta e que têm como intuito promover a discussão de ideias a respeito de temas de interesse geral. A primeira delas aconteceu em 1990 e, de lá para cá, poucos assuntos das ciências e da cultura ficaram de fora do radar da fundação Sapling, que organiza os debates.

A sigla TED é um acrônimo para Technology, Entertainment, Design, mas suas pautas são mais abrangentes do que essas três palavrinhas indicam. Estadistas importantes, prêmios Nobel, artistas e pesquisadores de diversos segmentos já deram seus depoimentos para o projeto. Cada conversa tem em média 18 minutos. Parece pouco, mas é possível ter uma visão ampla sobre o que é apresentado pelo convidado da vez.

O Vestibular NE10 fez uma seleção de 5 TED Talks que podem ser úteis para quem quer compreender problemas contemporâneos - que podem aparecer seja como temas de redação no Enem, mas também interligado a outros conteúdos de prova. Confira abaixo:

1 - Abuso sexual infantil:

Sebastián Bortnik, especialista de segurança em informática, debate sobre os riscos que as crianças correm na internet. Na conversa, ele explica conceitos como o "grooming", o abuso sexual de crianças por parte dos adultos na internet.

Veja aqui.

2 - Dependência química:

Para Michael Botticelli, ex-diretor do National Drug Control Policy, vivemos uma epidemia de dependentes químicos e esta pauta deve ser encarada como um problema de saúde pública. Saiba o porquê.

Veja aqui.

3 - Nacionalismo x Globalismo:

O historiador Yuval Harari e Chris Anderson, curador do TED, explicam como é possível compreender as divisões políticas atuais.

Veja aqui.

4 - Política racial:

Nesta conversa, a teórica cultural Brittney Cooper faz uma análise de racismo e discriminação mostrando como ao longo da história as pessoas de cor tiveram seus tempos roubados.

Veja aqui.

5 - Crianças muçulmanas vivendo no Ocidente:

A cineasta Deeyah Khan, que é filha de mãe afegã e pai paquistanês mas viveu na Noruega, fala sobre a rejeição e o isolamento sofrido por jovens muçulmanos que cresceram em países ocidentais e as consequências caso eles sejam acolhidos por extremistas.

Veja aqui.