ATUALIDADES

5 livros para entender a Revolução Russa

Allan Nascimento
Allan Nascimento
Publicado em 03/09/2017 às 14:14
5 livros para entender a Revolução Russa FOTO:

Sede da próxima Copa do Mundo, a Rússia sempre ocupou uma posição estratégica no mundo contemporâneo. Além de ser o país com a maior extensão territorial do planeta, a antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi palco de episódios importantes da história social e política mundial, com transformações que ultrapassaram as fronteiras do país e tiveram impacto (direto e indireto) no mundo inteiro - inclua nessa lista a Guerra Fria, por exemplo. Evento marcante para ajudar a compreender a construção do panorama político internacional do século XX (e, consequentemente, do século XXI), a Revolução Russa foi outro capítulo de destaque na biografia da nação moscovita.

Há 100 anos, Lênin e os revolucionários do Partido Bolchevique tomaram o controle da Rússia e deram início à construção do império soviético. Sem sombra de dúvidas, a ação foi um dos acontecimentos mais impactantes da história recente da humanidade. Por isso, selecionamos para você uma lista com cinco obras que vão ajudar a entender como a revolta foi planejada, executada e as suas consequência para o país e para o restante do planeta.

1 - 10 dias que abalaram o mundo - John Reed

O americano John Reed já era um importante correspondente internacional quando foi enviado à Europa para cobrir a Primeira Guerra Mundial. Uma vez instalado no continente, esteve na Rússia para acompanhar as manifestações que resultariam na vitória bolchevique e conviveu com diversas lideranças do movimento - incluindo Lênin e Trotski. Seu testemunho da revolução, eleito pela Universidade de Nova Iorque um dos melhores relatos jornalísticos do século XX, é considerado a primeira grande reportagem moderna.

2 - Rumo à Estação Finlândia - Edmund Wilson

Considerado um grande estudo da revolução soviética, o livro conecta diversos personagens históricos, conhecidos e anônimos, para, mais que recontar a Revolução Russa, conferir elementos que possibilitem uma análise aprofundada dessa “trama” histórica.

3 - Trotski: uma biografia - Robert Service

Aqui, o autor pesquisou diários, cartas, jornais da época, panfletos e arquivos para traçar um perfil imparcial e rico em detalhes de um dos principais nomes envolvidos na criação da União Soviética. Service teve como meta oferecer ao leitor um retrato que colocasse em xeque uma série de mitos que cercam a história do revolucionário.

4 - Manifesto do Partido Comunista - Karl Marx e Friedrich Engels

Considerado um dos textos políticos mais influentes na história da humanidade, a obra guiou os ideais dos revolucionários que lideraram o episódio. O livro, que foi publicado em 1848, ainda hoje é fonte de estudos.

5 - O túmulo de Lênin - David Remnick

A Revolução Russa criou um grandioso e poderoso império, mas que um dia teve fim. E é sobre o desfecho que fala este livro. Diretor da New Yorker (uma das revistas mais respeitadas do mundo), Remnick foi correspondente na União Soviética entre 1985 e 1991. Neste período, assistiu à desintegração da URSS e a sua transição para uma nação democrática - e a turbulência daquele momento.