UPE

Saiba como calcular a pontuação do SSA 3 e a nota final do seriado

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 20/11/2016 às 15:00
UPE FOTO:

Conhecendo a pontuação alcançada nas questões de múltipla escolha e a nota da redação da terceira etapa do Sistema Seriado de Avaliação (SSA 3) da Universidade de Pernambuco (UPE), os feras podem calcular tanto a pontuação isolada do SSA 3 como a nota final do seriado. Vale ressaltar que, até a semana que vem, um novo gabarito pode ser divulgado já que 24 questões do exame foram contestadas por candidatos.

Primeiramente, é importante entender que a nota que classificará o fera para uma das 1.730 vagas oferecidas em 53 cursos da UPE é calculada por uma média ponderada envolvendo as notas de cada uma das fases, ou seja, dos SSA 3, SSA 2, SSA 1.

1º passo: Calcular a nota final do SSA3 isoladamente

Em todas as fases, a pontuação das questões de múltipla escolha é definida por somatório de 0 a 100 pontos. Como as provas da terceira fase tem ao todo 100 questões, cada uma fica valendo 1,0 ponto; e além do conjunto de quesitos há a redação. Para chegar à nota final do SSA 3 é feito, então, cálculo de média ponderada com pesos atribuídos a pontuação do conjunto de questões (7,5) e da redação (2,5).

Sabendo a pontuação atingida no conjunto de questões e na redação, o cálculo deve ser montado da seguinte maneira:

> Pont. conjunto de questões x 7,5 + Nota da redação x 2,5 x 10* ÷ 10 (soma dos pesos)

*A multiplicação por 10 faz com que o resultado final fique entre 0 e 100.

2º passo: Calcular a nota do seriado

Conhecendo a notal final isolada do SSA 3, agora é só calcula-la junto às notas do SSA 1 e SSA 2, também através de média aritmética ponderada, atribuindo a cada nota os respectivos pesos. As duas primeiras etapas tem peso 3 e a terceira, classificatória, tem peso 4. Faça desta maneira:

> Nota do SSA1 x 3 + Nota do SSA2 x 3 + Nota do SSA3 x 4 ÷ 10 (soma dos pesos)

A íntegra das instruções sobre os cálculos pode ser encontrada no manual do candidato do processo seletivo.