ENEM

Inep libera gabarito das provas do Enem; confira

Antônio
Antônio
Publicado em 01/12/2021 às 19:40
gabarito FOTO:

Foi divulgado nesta quarta-feira (1º) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) o gabarito oficiais do Enem, versões impressa e digital. Os cadernos e gabaritos dos dois dias de provas, também as provas acessíveis, estão disponíveis no site oficial. 

 

As provas do Enem foram aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro. O instituto reforçou que a importância que o participante esteja atento para conferir o gabarito relativo à cor, ao número e ao formato da prova realizada em cada domingo de aplicação.

 

No primeiro dia, os participantes resolveram itens de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além de escreverem a redação, com o tema “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Já no segundo dia, as provas foram de ciências da natureza e suas tecnologias, e de matemática e suas tecnologias. 

Você pode conferir o gabarito clicando aqui.

Questões anuladas 

De acordo com o Inep uma questão da prova de matemática e suas tecnologias foi anulada e que não compromete o processo de estimação da nota das participantes. Isso acontece porque o cálculo estatístico da nota do Enem, de acordo com a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade e, ainda, as características (parâmetros de complexidade) de cada item.

Veja qual o número correspondente à questão anulada em cada prova de acordo com a cor:

Matemática e suas tecnologias:

  • Amarelo: Questão 178  
  • Azul: Questão 138
  • Cinza: Questão 155 
  • Rosa: Questão 157 
  • Laranja e Verde: Questão 178