NOTÍCIAS

IFPE lança seleção para cursos de especialização gratuitos

Antônio
Antônio
Publicado em 04/01/2021 às 12:35
ifpe_belo_jardim FOTO:

O Campus Jaboatão dos Guararapes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) lançou, nesta quarta (23), edital para seleção de candidatos para preenchimento das vagas dos cursos de Especialização em Gestão e Qualidade em Tecnologia da Informação e Comunicação e de Especialização em Desenvolvimento, Inovação e Tecnologias Emergentes. As inscrições serão realizadas no período de 04 a 24 de janeiro de 2021, no site: processoseletivopos.jaboatao.ifpe.edu.br e segundo documentação e orientações contidas no edital. Tanto as inscrições quanto a oferta dos cursos são gratuitas. As aulas serão presenciais e acontecerão no próprio campus, com previsão de início para 19 de abril de 2021.

Poderão participar desta seleção os portadores de diploma de curso superior, reconhecido pelo Ministério da Educação. Alunos com matrículas ativas em outros cursos de pós-graduação do IFPE não poderão participar da seleção descrita neste edital, pois não é permitido vínculos simultâneos entre cursos do mesmo nível na mesma instituição.

O público-alvo da Especialização em Gestão e Qualidade em Tecnologia da Informação e Comunicação são profissionais da área de computação recém-formados ou com experiência em empresas que estejam buscando aperfeiçoamento em conceitos de gestão e qualidade em projetos da área da tecnologia da informação e comunicação. O objetivo do curso é promover a qualificação de profissionais que atuem nas áreas de computação e correlatas, buscando apresentar as principais teorias e conceitos relacionados à gestão em empresas e setores da tecnologia da informação e comunicação.

Já a Especialização em Desenvolvimento, Inovação e Tecnologias Emergentes se destina a profissionais do setor de Tecnologia da Informação, com formação superior, que desejem se especializar na área de inovação e criação de soluções criativas. Dessa forma, profissionais formados em cursos de Engenharia da Computação, Ciências da Computação, Redes de Computadores, Licenciatura em Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação fazem parte do público-alvo desse curso. Assim, são esperados alunos que já possuam conhecimentos básicos de lógica de programação, banco de dados e desenvolvimento de software.

Estão sendo oferecidas 30 vagas para cada curso, incluídas aí as vagas destinadas ao sistema de Cotas. O processo seletivo será realizado por meio de análise curricular dos candidatos. Esta etapa, de caráter classificatório e eliminatório, será a de avaliação dos currículos dos candidatos inscritos. Será exigida também uma carta de intenção, explicitando os motivos de interesse pelo curso e correlacionando-os aos projetos profissionais e de produção de conhecimento científico dos candidatos. A carta de intenção não tem caráter classificatório ou eliminatório.

O resultado preliminar está previsto para o dia 25/02/2021, com a interposição de recursos para o dia 26 do mesmo mês. Já o resultado final deve ser divulgado no dia 04/03/2021.

Dúvidas relativas ao processo seletivo podem ser encaminhadas à Comissão de Seleção através do e-mail: [email protected].