ENEM

Enem 2016 teve três provas diferentes. Estude por elas!

Allan Nascimento
Allan Nascimento
Publicado em 22/09/2017 às 15:20
prova do enem FOTO:

Resolver questões de provas anteriores é de extrema utilidade para os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio. E utilizar as últimas aplicações da avaliação é importante, também, para conhecer o estilo da prova, identificar os assuntos em que não se tem domínio, treinar o tempo que vai ser dedicado a cada questão, entre outros tópicos.

LEIA MAIS

Para professora, adivinhar tema de redação do Enem ajuda pouco

Você sabe utilizar a vírgula corretamente?

Redação nota máxima: conheça o texto de Cecília Lima

No caso do Enem, que mudou de formato em 2009 (ou seja, é ainda uma prova recente, se comparada a outras formas de ingresso no ensino superior), existe a impressão de que esse "banco" de perguntas é pequeno. Nos nossos cálculos, como foram realizadas oito edições desde o surgimento do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, só existiriam oito provas para nos guiar nesta fase preparatória. Mas as coisas não são bem assim...

Para começar, cada edição do Enem vai ter, no mínimo, duas aplicações anuais: além da prova realizada pela maioria absoluta dos candidatos, o Inep aplica, em outra data, o exame para pessoas privadas de liberdade (também chamado de Enem PPL). Esta última prova é destinada aos inscritos que se encontram em unidades prisionais e socioeducativas.

Só que em 2016 a avaliação foi realizada em uma terceira data. Como diversas escolas que seriam locais de prova estavam ocupadas por estudantes, o Inep precisou realizar um novo exame para quase 200 mil inscritos. Na época, os alunos protestavam contra a Medida Provisória 746, que sugeria uma reforma no ensino médio, e a proposta de emenda à constituição que estabelecia um teto de gastos do governo federal para algumas áreas - e a educação era uma delas.

Apesar de existir uma discussão de que, por não serem as mesmas provas aplicadas para todos os candidatos, há uma diferenciação na forma de seleção, já que não são dadas as mesmas condições (ou seja, as mesmas questões) para todos, as provas têm muitas semelhanças quanto ao perfil e grau de dificuldades das questões.

Assim, para você que está treinando para arrasar no Enem, trouxemos as três provas aplicadas em 2016:

1ª Aplicação:

Dia 1 + Gabarito

Dia 2 + Gabarito

2ª Aplicação + Gabarito

Dia 1 + Gabarito

Dia 2 + Gabarito

3ª Aplicação + Gabarito

Dia 1 + Gabarito

Dia 2 + Gabarito

Caso você busque todas os exames, o Inep disponibiliza no seu site um banco com todas as edições - desde a primeira, que é de 1998 e teve 'Viver e Aprender' como tema de redação...