UPE

Alerta: candidatos que repetem série no Ensino Médio não concorrem às vagas do SSA3

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 14/11/2016 às 14:38
TR131116083 FOTO:

Por Luana Nova

Uma estudante, de 18 anos, participou da terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE) nesse domingo (13), quando ocorreu ao primeiro dia das provas. A candidata perdeu o SSA3 no ano passado por questão de atraso e tenta novamente neste ano ingressar no curso de administração ao repetir o terceiro ano do Ensino Médio. O que a jovem não sabe é que pode participar do processo seletivo, mas não pode concorrer às vagas. Fica o alerta para os demais feras.

Em frente à Escola Politécnica da UPE, local de prova do seriado 3, a mãe da estudante alegou que o trânsito na avenida Caxangá teria prejudicado sua filha em 2015. "Um atraso desses é muito frustrante. A minha filha ficou aos prantos ao ver o portão fechado no ano passado. Mas agora vai dar tudo certo", disse, esperançosa. As duas moram em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife.

LEIA TAMBÉM

>> Abstenção no segundo dia do SSA3 é de 9,55%

>> SSA3: universitários de ocupações recebem feras em “corredor do cuidado”

De acordo com o presidente da comissão de vestibular da UPE, Ernani Martins, o aluno que entrar na universidade no próximo ano, por meio do vestibular seriado, tem que ter feito o terceiro ano em 2016, o segundo em 2015 e o primeiro em 2014. "A avaliação é seriada. O próprio nome já diz. A estudante tem o direito de fazer a inscrição, mas o nome dela não vai nem entrar no listão dos aprovados", afirmou.

Segundo Ernani, os candidatos podem não ter feito a primeira fase ou a segunda e ainda assim conseguir passar, mas na terceira não é possível porque é a fase que define o curso. "Já houve caso, por exemplo, de um estudante fazer a prova da primeira etapa, fazer intercâmbio na segunda e, ao retornar ao País, fazer a terceira e conseguir passar porque as duas provas realizadas tiveram um resultado muito bom", contou.

Como a terceira fase é a definitiva para o ingresso na universidade, os candidatos têm que ter o acerto de pelo menos uma questão de cada uma das dez disciplinas abordadas nos dois dias de provas: matemática, física, química, biologia, sociologia, filosofia, história, geografia, língua portuguesa e língua estrangeira. "Quem perde um dia de prova na terceira fase, não tem chances de passar porque leva ponto de corte", explicou o presidente.

Isso significa que os candidatos podem zerar as avaliações de uma das duas primeiras fases, mas não a terceira. "O participante tem que ter garantido pelo menos duas das três fases para ter a possibilidade de passar, a depender do curso, mas a terceira fase é sempre obrigatória", afirmou Ernani. Os candidatos podem ter reprovado o primeiro ano do Ensino Médio e participar do processo seletivo novamente porque não vai afetar o esquema de avaliação seriada.

"Os que reprovarem no segundo ano do Ensino Médio também podem participar do processo seletivo, desde que fiquem com a nota zerada na primeira fase", acrescentou. Sendo assim, a estudante, não identificada na reportagem, não teria como ingressar na Universidade de Pernambuco através do sistema seriado nem no ano passado nem neste ano. O único ingresso possível ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que necessita do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).