UPE

Saiba como calcular as notas do SSA1 e SSA2

Isabelle Figueirôa
Isabelle Figueirôa
Publicado em 16/12/2015 às 9:17
Metade das vagas da UPE são destinadas aos feras do seriado
Metade das vagas da UPE são destinadas aos feras do seriado

Imagem de fera fazendo prova. Foto: Isabelle Figueirôa/ NE10 Metade das vagas da UPE são destinadas aos feras do seriado. Foto: Isabelle Figueirôa/NE10

Os feras do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) só vão concorrer diretamente a uma vaga na Universidade de Pernambuco (UPE) na terceira etapa do processo, no SSA3. Mas, já nas etapas anteriores - SSA1 e SSA2 -, o candidato vai construindo sua nota. Saiba como calcular:

As provas da 1ª e  2ª etapas, bem como as da 3ª  fase, serão avaliadas num somatório de 0 a 100 pontos. No SSA1 e SSA2 todas as questões têm o mesmo valor, independentemente da disciplina. Para calcular a média geral, basta multiplicar o número total de acertos (são 90 questões, juntando as provas dos dois dias) por 1,111.

Como essa conta não dá cem pontos (se o candidato acertar todos os quesitos) e para efeito de fechamento do total de pontos, uma questão de português, definida aleatoriamente, valerá 1,121. “Normalmente escolhemos o quesito que mais gente acertou, pois o objetivo é valorizar o aprendizado”, diz o presidente da comissão de vestibular da UPE, Ernani Martins.

NOTA DO SSA3 - A nota de cada fera do SSA3 será igual à média aritmética ponderada dos pontos por ele obtidos na prova e na redação, cujos pesos são 7,5 e 2,5, respectivamente. Para o cálculo ponderado, a nota da redação será multiplicada por 10 (dez), tendo em vista a pontuação de zero a 100 pontos nas notas finais.

Já a classificação do seriado será calculada pela média aritmética ponderada das notas de cada uma das três etapas: a nota do SSA1 terá peso 3, assim como a do SSA2; a nota do SSA3 terá peso 4. Metade das vagas da UPE são destinadas aos feras do SSA3, que este ano corresponde a 1.730.

Ilustração: NE10 Ilustração: NE10