NOTÍCIAS

Inscrições para o Encceja 2020 vão até sexta (22)

Antônio
Antônio
Publicado em 19/01/2021 às 10:45
Foto: Divulgação/Fies
Foto: Divulgação/Fies

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 devem ser realizadas até esta sexta-feira, 22 de janeiro, pelo sistema do exame. A participação é voluntária, gratuita (para quem não faltou na última edição) e destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos no caso do ensino médio. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará o Encceja 2020, no dia 25 de abril, em todos os estados e no Distrito Federal.

Entre 14 e 20 de dezembro de 2020, os interessados no exame deste ano puderam justificar as ausências na edição de 2019. A justificativa era obrigatória para os participantes que não fizeram o exame em todas as áreas do conhecimento nas quais se inscreveram e que desejam fazer o Encceja 2020. Pessoas que não justificaram a ausência ou tiveram a justificativa reprovada deverão pagar uma taxa de R$ 40 até o dia 27 de janeiro. A cobrança será gerada pelo sistema ao final da inscrição. O boleto pode ser pago em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios. Nestes casos, a inscrição no Encceja 2020 será confirmada somente após o pagamento da taxa. Quem cumpriu com os requisitos exigidos no edital e teve a justificativa aprovada não precisa pagar.

Encceja – O exame é realizado pelo Inep, desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. A emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam termo de adesão ao Encceja.