ENEM

Conheça os alimentos que você deve evitar durante a prova do Enem

Antônio
Antônio
Publicado em 15/01/2021 às 8:51
Design sem nome (13) FOTO:

O Enem é uma prova extensa, que demanda muito esforço, especialmente mental. Meses de estudos e uma rotina saudável podem não ser suficientes na hora da prova, caso o candidato faça opções de alimentação erradas tanto na véspera, quanto durante a prova. Isto porque existem certos alimentos que podem atrapalhar o rendimento do candidato durante o exame.

De acordo com a nutricionista Lígia Lima, a refeição que antecede o horário de início da prova pode ser determinante para o bem estar do candidato: “É interessante evitar alimentos gordurosos, frituras, refrigerantes, doces e sobremesas com muito açúcar pois podem causar sonolência”, afirmou.

Já para a hora da prova, a nutricionista explica que devem ser evitados lanches de difícil digestão. Segundo ela, esses alimentos podem gerar dor, desconforto, distensão abdominal, gases, ou até mesmo diarreia: “Chocolate ao leite, salgadinhos, sanduíches com molhos, frituras, e refrigerantes devem ser evitados.”

A prova do Enem será realizada presencialmente nos dias 17 e 24 de janeiro. De acordo com o Ministério da Educação, é permitida a entrada de lanches nos locais da prova. Eles serão vistoriados por fiscais para que os candidatos possam consumir. O MEC orienta ainda que durante toda a prova os candidatos devem permanecer de máscara, e só tirá-la quando for se alimentar ou beber água.